Seguir os passos do Mestre

O discípulo é aquele que deve seguir os passos do Mestre. É dessa forma que Jesus realiza o Seu chamado vocacional: na radicalidade. E o discípulo autêntico responde: “Mestre, eu te seguirei para onde quer que fores”. (Mt 8,20)

Seguir os passos do Mestre

Créditos: Natalie Ruffing by GettyImages.

No capítulo 9 do Evangelho de São Lucas, nos versículos 57 e 58, lemos:

“Enquanto prosseguiam viagem, alguém lhe disse na estrada: eu te seguirei para onde quer que vás. Ao que Jesus respondeu: as raposas tem tocas e as aves do céu, ninhos; mas o Filho do Homem, não tem onde reclinar a cabeça”.

Seguir os passos do Mestre

Assim, nós percebemos que o chamado de seguir Jesus não é uma opção qualquer. Jesus não nos dá garantias de status ou mesmo de conforto, mas, antes, nos chama a segui-Lo confiantemente, sabendo que Ele tudo provê e tudo proverá.

Portanto, seguir os passos do Mestre é caminhar por onde Ele caminhou, é fazer o que Ele fez, é imitar as suas ações.

Quando nos colocamos no segmento de Jesus, precisamos ter consciência disso e não nos deixarmos enganar por nossas falsas expectativa. Não podemos pensar que todo o caminho de segmento será tranquilo, sem nenhum problema ou perseguição.

Apesar de Jesus ter deixado bem claro que o caminho que somos chamados a seguir é o caminho da Cruz, ainda há quem pense que esse caminho não é para todos.

Ainda há quem pense que a cruz é só para alguns e que, no seu caso, será liberto de todos os problemas, e Jesus acumulará de graças e bênçãos especiais e grande prosperidade: não foi isso que Jesus prometeu.

Jesus disse: “As raposas têm tocas e as aves do céu ninhos, mas o filho do homem não tem onde reclinar a cabeça. Ora, quem é o filho do homem?” (Mt 8, 20). Jesus, é claro!

Então, Jesus está dizendo: “Eu não posso lhe garantir conforto e segurança como você espera. O que eu tenho para você é o mesmo que está sobre mim. A segurança que você terá não é como o mundo dá, é como o meu Pai dá”.

Seguir os passos do Mestre Jesus é seguir os passos de um peregrino. Porque Jesus anda neste mundo e realiza todas as coisas em vista de “um outro mundo”, “um mundo novo”, um Reino que só Ele conhece e que veio nos apresentar e nos preparar como um povo novo, uma raça escolhida, o Reino dos Céus.

Para chegar neste Reino, é necessário seguir este caminho como o Mestre

Seguir os passos do Mestre significa não inventar um novo caminho, não criar atalho, não fazer a própria estrada, mas confiar que Aquele que é o Caminho, a Verdade e a Vida guiará cada discípulo à plena felicidade e à alegria com Ele.

Você está disposto a seguir os passos do Mestre? Dê sua resposta pessoal.

Seu irmão,

Jarles Pereira
Comunidade Canção Nova

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

Jarles Pereira