Aos pés do Mestre

Aos pés do Mestre, expressamos o nosso amor considerando a nossa pertença a Ele, embora, humanamente, nada será suficiente para honrá-Lo e glorificá-Lo. De fato, o verdadeiro culto que Deus quer de nós é aquele que brota do interior, de um coração sincero. 

Aos pés do Mestre

alistaircotton by GettyImages

Como cristãos também fazemos uma distinção clara entre adoração, que é devida somente a Deus, e veneração, que é justamente devida a todos os amigos de Deus, os santos anjos e os santos homens e mulheres.

Aos pés do Mestre 

Contemplando este mistério aos pés do Mestre, o apóstolo Paulo nos ensina que, para ser apóstolo, é necessário partilhar a Sua imolação redentora. “Completo na minha carne o que falta aos sofrimentos de Cristo pelo Seu Corpo que é a Igreja” (Col 1,24).

Para aquele que deseja contribuir para o bem espiritual das almas, saiba que, esse dever recai sobre você, mas contribui de modo mais intenso e singular em união com a oração. A oração da alma humilde e amante aplaca a ira de Deus e nos fortalece para o apostolado.  

“Na realidade, o Divino Salvador remiu a humanidade, escrava do pecado e por ele oprimida principalmente com a oração fervorosa ao Pai e com a imolação de si mesmo. Por isso, todo aquele, que pretender imitar este aspecto especificamente interior da missão salvífica de Cristo exerce um autêntico apostolado, embora não realize qualquer atividade apostólica exterior” (São João XXIII).

Oferecer a Deus um sacrifício de louvor       

O discípulo deve-se oferecer em sacrifício pela penitência constante, louvor pela oração incessante e, da mesma maneira que em Cristo a própria oração se transforma em oblação, particularmente no Getsêmani e na morte de Cruz, também nossa oração chega a ser sacrifício de suave odor no oferecimento absoluto de si mesmo à vontade do Pai para a salvação dos nossos irmãos. 

Na adoração, já se antecipa o retorno de todas as coisas para Deus

“Adorando, a pessoa “liberta a verdade que era prisioneira da injustiça”. A pessoa torna-se “autêntica” no sentido mais profundo da palavra. Na adoração já se antecipa o retorno de todas as coisas a Deus”, diz Frei Raniero Cantalamessa.

A adoração requer, portanto, que nos curvemos e fiquemos em silêncio. Num mundo tão barulhento, faça esse exercício. Aliás, hoje é um dia propício para essa retomada em sua vida.

Não há discipulado sem ascese, vida gasta e joelhos no chão portanto, adoremos o Rochedo que nos salva!

“Mas vem a hora, e já chegou, em que os verdadeiros adoradores hão de adorar o Pai em espírito e verdade, e são esses adoradores que o Pai deseja. Deus é espírito, e os seus adoradores devem adorá-lo em espírito e verdade”

(Jo 4,23-24).

Maria Rosângela Pereira 

Comunidade Canção Nova

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

Maria Rosangela Pereira